data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
ATUALIZADA às 18h51min do dia 28 de janeiro de 2021
O índice de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Santa Maria segue preocupante. Pelo segundo dia seguido, a taxa está acima dos 90% na cidade. Neste domingo, 94,8% dos 134 leitos estão em uso, entre pacientes Covid e não Covid. Já entre os 169 leitos clínicos (fora de UTI) destinados a pessoas com confirmação ou suspeita de coronavírus, a ocupação está em 65,7%.
A situação mais alarmante acontece no Hospital Regional, onde dos 30 leitos de UTI disponíveis são destinados a paciente com coronavírus e somente um estava livre. Entre os leitos clínicos Covid fora de UTI, apenas quatro estão vagos (90% de ocupação).
Idosos a partir de 80 anos serão vacinados nesta segunda e terça-feira
No Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), há apenas dois dos 34 leitos de UTI vagos (ocupação de 94,1%). Entre esses leitos, 20 leitos são destinados a pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19 no fim da tarde deste domingo todos estavam ocupados. Nos leitos Covid-19 fora de UTI do Husm, a ocupação está em 20% (quatro dos 20 leitos com internações). Cinco novos leitos de UTI foram inaugurados na última sexta no Universitário e mesmo assim a capacidade da UTI Covid-19 está no limite. O hospital teria recebido pacientes de outras regiões por causa da regulação do Estado.
No Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, a ocupação de UTI está em 96,7%. Em relação à UTI Covid, há apenas dois leitos disponíveis do total de 31. Nos leitos clínicos para pacientes com confirmação ou suspeita de coronavírus, a ocupação está em 78,7% (59 dos 75 leitos estão em uso). O Hospital de Caridade é referência regional para internações de casos graves de Covid-19 para planos de saúde
NO ESTADO
Neste domingo, o Rio Grande do Sul atingiu lotação de 97,1% dos leitos de UTI adulto, a maior desde o início da pandemia. Entre todos os internados em UTIs, 1.596 (o que representa 60%) são pacientes confirmados com coronavírus, além de outros 235 com suspeita da doença.