hospitalizações

Pelo segundo dia, mais de 90% das UTIs de Santa Maria estão ocupadas

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)

ATUALIZADA às 18h51min do dia 28 de janeiro de 2021

O índice de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Santa Maria segue preocupante. Pelo segundo dia seguido, a taxa está acima dos 90% na cidade. Neste domingo, 94,8% dos 134 leitos estão em uso, entre pacientes Covid e não Covid. Já entre os 169 leitos clínicos (fora de UTI) destinados a pessoas com confirmação ou suspeita de coronavírus, a ocupação está em 65,7%.

A situação mais alarmante acontece no Hospital Regional, onde dos 30 leitos de UTI disponíveis são destinados a paciente com coronavírus e somente um estava livre. Entre os leitos clínicos Covid fora de UTI, apenas quatro estão vagos (90% de ocupação).

Idosos a partir de 80 anos serão vacinados nesta segunda e terça-feira

No Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), há apenas dois dos 34 leitos de UTI vagos (ocupação de 94,1%). Entre esses leitos, 20 leitos são destinados a pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19 no fim da tarde deste domingo todos estavam ocupados. Nos leitos Covid-19 fora de UTI do Husm, a ocupação está em 20% (quatro dos 20 leitos com internações). Cinco novos leitos de UTI foram inaugurados na última sexta no Universitário e mesmo assim a capacidade da UTI Covid-19 está no limite. O hospital teria recebido pacientes de outras regiões por causa da regulação do Estado.

No Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, a ocupação de UTI está em 96,7%. Em relação à UTI Covid, há apenas dois leitos disponíveis do total de 31. Nos leitos clínicos para pacientes com confirmação ou suspeita de coronavírus, a ocupação está em 78,7% (59 dos 75 leitos estão em uso). O Hospital de Caridade é referência regional para internações de casos graves de Covid-19 para planos de saúde

NO ESTADO
Neste domingo, o Rio Grande do Sul atingiu lotação de 97,1% dos leitos de UTI adulto, a maior desde o início da pandemia. Entre todos os internados em UTIs, 1.596 (o que representa 60%) são pacientes confirmados com coronavírus, além de outros 235 com suspeita da doença. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rio Grande do Sul confirma mais 49 óbitos por Covid-19

Próximo

Idosos a partir de 80 anos serão vacinados nesta segunda e terça-feira

Saúde